As aplicações de inteligência artificial na manufatura abrirão caminho para o próximo estágio da digitalização e da Indústria 4.0.
Em equipamentos de fabricação em todo o mundo, os dias de pranchetas, lápis e linhas de montagem somente para humanos estão desaparecendo no retrovisor, à medida que avanços como automação e a Internet das Coisas (IoT) assumem o centro do palco.
Mas nenhuma indústria é um monólito. Como qualquer outro campo, a manufatura compreende uma ampla gama de negócios com vários graus de prontidão tecnológica e mente aberta. Alguns são os primeiros a adotar. Outros adotam uma abordagem mais cautelosa. Em uma pesquisa de 2023, a Parsec Automation Corp. descobriu que 69% dos fabricantes norte-americanos ainda estavam coletando a maioria de seus dados por meio de métodos não digitais.
Em termos gerais, o setor está avançando. As instalações estão modernizando suas operações com ferramentas e plataformas digitais. A automação está ajudando as empresas a operar de forma mais eficiente, precisa e sustentável. Soluções de software e dispositivos conectados estão permitindo que os fabricantes monitorem e gerenciem seu controle de qualidade, inventário, rastreabilidade de ingredientes e muito mais. Como um grupo, estamos adotando essas ferramentas e avançando em direção a um futuro digitalizado que há muito tempo é anunciado como Indústria 4.0.
A Indústria 4.0, também conhecida como a quarta revolução industrial, pode ser visualizada como um limite funcional que é cruzado quando uma instalação atinge um uso suficientemente maduro da tecnologia. Embora as definições específicas variem, 4.0 geralmente abrange quatro categorias de tecnologia: conectividade e dados; análise e inteligência; colaboração homem-máquina; e engenharia avançada.
Como o setor de manufatura oferece tanta variedade — em produção, processos e restrições — atingir a Indústria 4.0 pode parecer diferente para cada organização. Mas uma tecnologia em particular é imperdível para qualquer fabricante no caminho para a digitalização: inteligência artificial (IA).
Com a IA, os fabricantes podem deixar os dados liderarem.
A IA pode ajudar os fabricantes a operar de forma mais eficiente, produtiva e inteligente. Frequentemente integrada a soluções de software como sistemas de execução de manufatura (MES), a IA de hoje analisa dados capturados por coisas como dispositivos inteligentes, tokens de identificação por radiofrequência (RFID) e feeds de vídeo. Ela pode agregar desempenho histórico para identificar e extrapolar tendências, fornecer insights em tempo real sobre a produção atual e fazer recomendações inteligentes para o futuro. Com a abordagem orientada por dados que a IA oferece, os fabricantes podem atingir precisão e eficiência como nunca antes.
A programação algorítmica de produção é um exemplo convincente de uma tecnologia que pode ser bastante aprimorada com IA. Enquanto as ferramentas de programação convencionais podem ser inflexíveis, forçando as equipes a seguir uma determinada programação por um mês inteiro — mesmo que ela não atenda mais às suas necessidades — as plataformas de programação algorítmica de produção já estão ajudando os fabricantes a economizar tempo ao assumir processos administrativos. Priorizando coisas como estoque, pedidos futuros e capacidade, os funcionários podem definir parâmetros que ajudam a garantir que uma instalação esteja fazendo o melhor uso de seus recursos, equipe e maquinário disponíveis.
Quando integrada à IA, a programação de produção se torna ainda mais impactante. Trabalhando com outros componentes habilitados por IA da cadeia de suprimentos, essas soluções serão capazes de prever coisas como escassez iminente de materiais, hábitos irregulares de compra do consumidor e outros eventos disruptivos, dando às empresas tempo suficiente para se ajustar.
E este é apenas um exemplo do que a IA será capaz de fazer pelos fabricantes. Além do agendamento da produção, a IA pode dar suporte ao controle de qualidade, coletar dados, identificar gargalos, aumentar a precisão, melhorar a rastreabilidade e muito mais.
No entanto, o sucesso com a IA não é um resultado plug-and-play.
Colocando a mão na massa.
A pesquisa da Parsec descobriu que dois terços (66%) dos fabricantes norte-americanos não estão preparados para usar IA, com barreiras que incluem conhecimento da equipe (46%) e confiança na tecnologia (39%).
Trabalhar para a adoção da IA é um ponto de contato fundamental no caminho para a Indústria 4.0, e é uma etapa que não pode ser ignorada. Para permanecer competitivo no mercado atual, os líderes precisam começar a preparar suas instalações para o tipo de melhoria transformadora que a IA oferece.
A etapa mais importante nessa jornada não é investir na tecnologia; é comunicar o valor da IA à força de trabalho — os usuários finais — e afirmar seu valor para a organização. Os fabricantes não irão muito longe na adoção da IA se sua equipe não estiver totalmente alinhada com o plano. Isso significa facilitar o treinamento contínuo, manter discussões abertas com os líderes de equipe para garantir que as soluções se alinhem perfeitamente com as necessidades e funções dos trabalhadores e fornecer amplas oportunidades para caminhos de atualização e requalificação.
Uma vez que a equipe esteja a bordo, os líderes podem começar o processo de implementação. Embora a IA possa afetar totalmente a mudança geral dentro de uma instalação, adotar uma abordagem comedida é a chave para evitar atrito de pessoal e interrupções operacionais. Começar pequeno pode tornar a correção de curso muito mais fácil se os resultados iniciais não forem os esperados.
A IA necessita e apoia a inovação contínua.
Adotar a IA é o próximo passo para atingir a promessa completa da Indústria 4.0.
Depois que os fabricantes implementarem com sucesso a IA nas operações de suas instalações, eles serão catapultados para novos níveis de inovação. Os dados impulsionarão cada decisão tomada e cada faceta de uma linha de produção. As equipes não só terão acesso a tesouros de insights em tempo real, mas também terão as ferramentas para interpretá-los e contextualizá-los.
Chegar à Indústria 4.0 exigirá atingir um certo limite de eficiência e produtividade, e os fabricantes não podem fazer isso sozinhos. Eles precisam do tipo de valor agregado que a IA e a tecnologia avançada trazem. Cada fabricante é diferente, e o caminho de cada instalação para a Indústria 4.0 será único. Mas todas as estradas passam pela IA.
Fonte: https://industrytoday.com/ai-the-digital-bridge-to-industry-4-0/