O que é Custo da Qualidade na Manufatura?

2024 apenas começou e os recalls de produtos em todos os setores – de alimentos para animais de estimação a massageadores e fórmulas para bebês – já estão nas manchetes. Com essas histórias perturbadoras capturando ciclos de notícias tão cedo no novo ano, a qualidade certamente será o foco principal para os fabricantes avançarem. Dito isto, alcançar uma qualidade eficiente, sustentável e repetível não é fácil, e a gestão da qualidade com boa relação custo-benefício é ao mesmo tempo uma arte e uma ciência que exige atenção concentrada e compromisso de longo prazo.

O conceito de Custo da Qualidade (CoQ) desempenha um papel crucial na compreensão de uma empresa sobre as implicações financeiras de garantir produtos consistentemente de alta qualidade. Neste blog, mergulharemos no mundo da fabricação de CoQ, analisaremos o Custo da Má Qualidade (CoPQ) e o Custo da Boa Qualidade (CoGQ) e desvendaremos a utilidade do CoQ no atual cenário de manufatura em evolução digital.

Índice

  • O que é Custo da Qualidade?
  • Custo da Má Qualidade (CoPQ)
  • Custo da Boa Qualidade (CoGQ)s
  • TrakSYS para o Gerenciamento de Qualidade

O que é Custo da Qualidade?

Custo da Qualidade é um termo abrangente que compreende os recursos gastos para prevenir a má qualidade e garantir a boa qualidade nos processos de fabricação. A fórmula CoQ é, portanto, representada como a soma do Custo da Má Qualidade (CoPQ) e do Custo da Boa Qualidade (CoGQ).

CoQ = CoPQ + CoGQ 

O CoPQ pode ser dividido em custos de falhas internas e externas, enquanto o CoGQ pode ser dividido em custos de prevenção e avaliação. Exploramos cada um desses custos abaixo.

Custo da Má Qualidade (CoPQ)

Custo da má qualidade refere-se a perdas financeiras resultantes da má qualidade do produto. Simplificando: é a quantidade de dinheiro que o fabricante perde com erros e resultados rejeitados. Existem dois componentes que contribuem para o CoPQ:

Falha interna: Uma falha interna ocorre quando a má qualidade do produto é detectada antes de o produto ser enviado ao cliente. Isso inclui o custo de retrabalho, reparo, novos testes, sucata interna, análise de falhas e rejeições brutas ou em processo.

Falha externa: Uma falha externa ocorre depois que o produto chega ao cliente. Por exemplo, se o produto apresentar mau funcionamento após o uso inicial ou se o cliente comunicar a falta de qualidade ao fabricante. Os custos de falhas externas incluem substituições, reclamações de garantia, penalidades de conformidade, materiais, investigações e possíveis danos à reputação da marca e à fidelidade do cliente. Afinal, é mais provável que as falhas externas cheguem às manchetes do que os problemas detectados antes do envio. Ao permitir que produtos insatisfatórios ou inseguros cheguem às mãos dos seus clientes, uma empresa corre o risco de perder para sempre a sua confiança e patrocínio – uma perda financeira sinistra que é difícil de quantificar a longo prazo.

A avaliação do CoPQ permite que os fabricantes compreendam o impacto da má qualidade nos lucros. Além disso, através da realização de análises de causa raiz e da identificação dos principais perturbadores da sua qualidade, as empresas são capazes de implementar planos de melhoria viáveis destinados a abordar as causalidades subjacentes. Além de conduzir uma análise CoPQ completa, os fabricantes também podem reduzir o CoPQ priorizando medidas proativas de garantia de qualidade.

Custo da Boa Qualidade (CoGQ)

O Custo da Boa Qualidade é uma medida dos recursos necessários para fazer as coisas certas da primeira vez; refere-se aos custos associados aos esforços proativos para reduzir erros e garantir alta qualidade. Tal como o seu homólogo de baixa qualidade, o CoGQ consiste em dois componentes:

Prevenção: Os custos preventivos são dedicados a evitar produtos com acabamento inferior. Isso inclui treinamento de funcionários, análise de matérias-primas, avaliação de fornecedores, auditorias de qualidade e pesquisas de mercado.

Avaliação: A avaliação ocorre quando um fabricante contrata um especialista terceirizado para testar produtos e investigar as causas da baixa qualidade. Ao concentrar-se em testes, medições e auditorias, a avaliação coloca um estetoscópio nas questões de qualidade, reporta as principais conclusões e, em última análise, contribui para a prevenção geral. Esses custos incluem pagamento de especialistas, calibração de máquinas e ferramentas de produção, testes de laboratório e vários tipos de inspeção.

A prevenção é quase sempre mais barata do que a eliminação de falhas – e é melhor para o negócio em geral. Geralmente, é um bom sinal se o investimento de um fabricante em garantir a boa qualidade substitui o seu investimento em remediar a má qualidade. No entanto, ainda pode haver oportunidades para racionalizar os custos preventivos – algo que abordaremos na próxima secção.

Com todo o contexto acima em mente, fica claro que monitorar e gerenciar seu CoQ geral é fundamental para os fabricantes que desejam fortalecer a qualidade e garantir que uma qualidade abaixo do ideal não prejudique a lucratividade a longo prazo ou o crescimento do negócio. Quando os fabricantes assumem o controle de seu CoQ, eles podem contribuir de forma tangível para objetivos de maiores negócios.

TrakSYS para o Gerenciamento de Qualidade

A alta qualidade é um prêmio para fabricantes e consumidores, mas o gerenciamento adequado de CoQ pode ajudar a controlar os custos, especialmente quando faz parte de uma estratégia de melhoria abrangente e de longo prazo. Sistemas de execução de fabricação como o TrakSYS™ permitem que os fabricantes assumam o controle de seu CoQ com dados em tempo real e visibilidade incomparável de todos os elementos essenciais do gerenciamento da qualidade, incluindo programação, eficiência do equipamento, níveis de sucata e rejeição, atividade dos funcionários, análise de causa raiz e trilha de auditoria.

A empresa global de inteligência de mercado IDC conduziu uma pesquisa sobre o valor comercial tangível do TrakSYS e descobriu que os usuários observaram melhorias significativas tanto na qualidade quanto na eficiência. A pesquisa revelou que, após a implementação do TrakSYS, os clientes viram os erros de fabricação caírem em 28% – e quando os erros ocorreram, os usuários do TrakSYS conseguiram a correção 30% mais rápido do que antes. Além disso, a pesquisa descobriu que o TrakSYS impactou positivamente o controle de qualidade (CQ) e o desempenho geral das equipes de manutenção, resultando em economias salariais médias anuais de mais de US$ 375.000 (US$ 165.600 para equipes de CQ e US$ 213.000 para equipes de manutenção, respectivamente).

Os factos são claros: se uma empresa ainda não otimizou o CoQ, está a deixar dinheiro em cima da mesa. TrakSYS ajuda os fabricantes a implementar abordagens sistemáticas para reduzir a variação do processo e maximizar a qualidade e conformidade do produto, levando a processos padronizados, maior satisfação do cliente, conformidade regulatória sustentada e custos de qualidade reduzidos.

Para saber mais sobre como TrakSYS pode ajudá-lo a conquistar o CoQ, visite nossa página de Gerenciamento da Qualidade.

Fonte: https://parsec-corp.com/blog/cost-of-quality/

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