Os recalls de produtos nunca devem ser menosprezados, especialmente na indústria de alimentos e bebidas, onde o consumo do consumidor serve, em última análise, como o estágio final do ciclo de vida do produto. Na melhor das hipóteses, os recalls podem manchar a reputação de uma marca ou varejista e impactar negativamente os resultados financeiros – na pior das hipóteses, podem diminuir a confiança no mercado e fazer com que os possíveis consumidores temam pela sua saúde.
Em 2023, o FDA emitiu 222 recalls de alimentos e bebidas e o USDA emitiu 89 – o maior número em cinco anos. Alguns destes incidentes estavam ligados a um produto específico de uma única fonte – como o surto de salmonela no melão que causou mais de 150 hospitalizações – enquanto outros pareciam ligados a retalhistas específicos. Seja devido a rotulagem inadequada ou contaminação cruzada, os recalls de alimentos e bebidas muitas vezes podem ser rastreados até a instalação de fabricação, onde inúmeras variáveis e processos estão em jogo.
Com a tecnologia certa implementada, os fabricantes podem reduzir a probabilidade e as consequências dos recalls. Soluções como sistemas de execução de manufatura (MES) fornecem aos fabricantes recursos inestimáveis, incluindo controle de qualidade superior, permitindo a manutenção de registros eletrônicos, rastreabilidade de ponta a ponta e controle estatístico de processos.
Registros digitais apoiam a prontidão para recall
É verdade que a tecnologia não é a chave para a prevenção de recalls, mas pode otimizar a percepção operacional e a prontidão dos fabricantes para resolver quaisquer deficiências que possam prejudicar a qualidade e/ou a consistência.
Como um todo, a indústria de transformação está atrasada na curva de adoção de tecnologia. De acordo com uma pesquisa recente da Parsec Automation Corp. um terço dos fabricantes norte-americanos ainda recolhe a maior parte ou a totalidade dos seus dados através de métodos analógicos, apesar de terem alegadamente concluído as suas transformações digitais. Dado que uma transformação digital típica veria práticas ineficientes – como a recolha manual de dados – darem lugar a alternativas digitais otimizadas e integradas, estas descobertas sugerem que os fabricantes podem não estar conscientes da tecnologia moderna à sua disposição.
Como sabem as empresas que operam no setor, em meio a um acidente de produção – ou pior ainda, quando um recall já foi emitido – o tempo é essencial. Além de ser um componente necessário de muitos requisitos regulatórios, ter um programa robusto de registros eletrônicos em vigor permite que as equipes tomem medidas rápida e eficaz. Ser capaz de controlar e acessar rapidamente itens como histórico de produção e registros de lote pode ajudar as empresas a determinar rapidamente quais materiais e processos foram afetados e, assim, diagnosticar o verdadeiro escopo do evento, bem como quais clientes ou produtos adicionais podem ter sido afetados.
Com tudo isso dito, embora a manutenção de registros digitais seja uma obrigação para qualquer fabricante moderno de alimentos e bebidas, é apenas uma peça do quebra-cabeça mais amplo que pode ajudar a prevenir e controlar recalls.
A rastreabilidade desbloqueia a verdadeira proatividade contra defeitos de produção
Outra capacidade tecnológica fundamental é a rastreabilidade, que anda de mãos dadas com os registos eletrônicos. As soluções modernas, como os sistemas de execução de fabricação (MES), podem não apenas detectar anormalidades ou defeitos de produção, mas também ajudar os fabricantes a rastrear o defeito até a origem, ao mesmo tempo em que destacam todos os lotes de matérias-primas ou produtos que podem ter sido afetados. Esses insights rápidos permitem que os fabricantes corrijam o curso, façam melhorias para o futuro e – talvez o mais importante – emitissem comunicações rápidas aos clientes potencialmente afetados.
Após um recall, a única maneira de manter a confiança dos clientes é por meio de conversas francas e completas. Os clientes esperam que os fabricantes tenham uma noção segura da extensão de quaisquer anormalidades, bem como a garantia de que um evento semelhante não acontecerá novamente.
Com a rastreabilidade, os fabricantes têm uma noção clara do que aconteceu, quando ocorreu, quais lotes foram afetados e como o problema pode ser evitado no futuro.
A tecnologia substitui suposições por precisão
Não falta tecnologia destinada a ajudar os fabricantes a operar de forma mais consistente, eficiente e segura. As instalações no espaço de alimentos e bebidas também podem considerar soluções que ofereçam o seguinte:
- Automação, que elimina o trabalho repetitivo das cargas de trabalho humanas e gera resultados consistentes e controlados.
- Captura e análise de dados em tempo real, que não apenas informam aos fabricantes como suas máquinas estão funcionando, mas também vão um passo além e analisam o que isso significa no contexto.
- Controle estatístico de processos, que ajuda a regular a qualidade em tempo real, permitindo que os fabricantes melhorem os processos e eliminem quaisquer anomalias pela raiz.
Ao adotar soluções tecnológicas que apoiam a transformação digital, os fabricantes de alimentos e bebidas podem dar grandes passos em direção a operações mais eficientes e consistentes, com salvaguardas robustas contra erros. Quer sejam implementadas à la carte ou através de um conjunto abrangente como um MES, estas capacidades podem preparar as empresas para o sucesso em mercados regulamentados e cada vez mais competitivos e garantir que não apenas sobrevivam, mas também prosperem.
Embora possa ser estatisticamente improvável que uma empresa evite um recall de produto, as poderosas soluções tecnológicas digitalizadas de hoje desbloqueiam novos níveis de preparação e capacidade de resposta que ajudarão as empresas a navegar com sucesso nesta eventualidade nada ideal.